devocionais

PROVÉRBIOS: Conhecimento de Deus para os caminhos da vida #14

Por em 8 de fevereiro de 2018

Absurdo

Quando o desastre atinge o insensato, a Sabedoria ri. Isso é cruel? Não. A sabedoria aqui é uma figura representativa, e o riso não é sádico, mas uma maneira de expressar “o absurdo de escolher a loucura”. Albert Camus argumentou que nossos corações desejam amar sem ter que repartir, mas um universo sem Deus nos dá apenas “a certeza consciente da morte sem esperança”. Essa crônica falta de satisfação, Camus chamou de “o Absurdo”. Ele entendeu a vida como uma longa e negra comédia incurável e imutável procurando coisas da vida que simplesmente não pode providenciar.

Camus pensou que não havia Deus. Os provérbios sabem que Ele existe, mas concorda que a vida vivida sem Deus trará futilidade, porque as coisas do mundo não podem satisfazer os anseios mais profundos do coração. Você nunca pode tirar do romance, dinheiro e realização a plenitude que apenas um relacionamento com Deus pode trazer. Portanto, a vida em um mundo sem Deus certamente se sentirá fútil e absurda. “O que o justo almeja redunda em alegria, mas as esperanças dos ímpios dão em nada.” (Provérbios 10:28).

Você está enfrentando frustração, futilidade ou mesmo uma sensação de falta de sentido? Há algo neste mundo que não conseguiu te satisfazer? O que você pode fazer sobre isso?

Oração: Senhor, livros e filmes mais antigos acabavam com o bem derrotando o mal, mas hoje eles retratam a vida como escura e ambígua, sem final feliz. Ambos os pontos de vista do mundo são simplistas e tolos. Você me assegura que a história da minha vida conterá beleza e propósito e terminará na eternidade. Renove essa garantia em mim hoje. Amém.

Leitura: Provérbios 1:25-26

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

GUILHERME FONTES
Nilópolis, RJ

Olá! Eu sou o Guilherme Fontes. Tenho 27 anos. Sou pastor na Igreja Evangélica Cristo Vive em Nova Iguaçu. Casado com a maravilhosa Patrícia. Ah! Também sou designer, flamenguista e um incansável estudante do livros de Deus e da Sua Criação!