devocionais

PROVÉRBIOS: Conhecimento de Deus para os caminhos da vida #12

Por em 6 de fevereiro de 2018

O Preguiçoso

Outro tipo de tolo em Provérbios é o preguiçoso. Os sábios são pró-ativos, precisando apenas de motivação interna, não ameaças, para fazer o trabalho deles (Provérbios 6: 7). Eles também não são impulsivos, preferem a recompensa tardia (versículo 8). Ao contrário, o preguiçoso dá desculpas constantes para os descuidos aparentemente pequenos (um pouco disso… um pouco daquilo… e mais um pouco daquilo outro), mas depois se surpreende quando é atacado pela pobreza (versículos 10-11). “Ele se deixa levar pelos enganos das suas distrações. Então, pouco a pouco, as oportunidades escorrem pelas mãos.

Podemos perceber, de forma muito clara, que muitos hoje são “imunes” ao trabalho árduo, e que o que costumava ser considerado como um emprego bom e razoável agora é visto como exigente e injuto. O resultado é a decadência social, como advertiu o livro de  Provérbios. Em contraste a isso Jesus afirmou: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando” (João 5:17).

Existe alguma área da sua vida que está “escorregando” porque você não está conseguindo trabalhar nela?

Oração: Senhor, sei que é errado o excesso de trabalho, impulsionado pela necessidade de ter sucesso e agradar aos outros. Mas é igualmente errado e destrutivo ser preguiçoso. Aqui, como em tantas outras áreas, eu preciso de ajuda divina para alcançar o equilíbrio piedoso. Ajude-me Senhor! Amém.

Leitura:  Provérbios 6:6-11; João 5:17

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

GUILHERME FONTES
Nilópolis, RJ

Olá! Eu sou o Guilherme Fontes. Tenho 27 anos. Sou pastor na Igreja Evangélica Cristo Vive em Nova Iguaçu. Casado com a maravilhosa Patrícia. Ah! Também sou designer, flamenguista e um incansável estudante do livros de Deus e da Sua Criação!