devocionais

PROVÉRBIOS: Conhecimento de Deus para os caminhos da vida #11

Por em 5 de fevereiro de 2018

O perverso

Outro tipo de tolo é o perverso. A marca desta pessoa é a contenda constante (Provérbios 6:14). Ela é o oposto do pacificador (Mateus 5: 9), o construtor de pontes, cujas cuidadosas e graciosas respostas (Provérbios 15: 1) desarmam as tensões. O perverso em vez disso agita. Esta não é a pessoa que perturba a falsa paz com insistência na verdade. Em vez disso, é alguém que sempre sente a necessidade de protestar e reclamar em vez de perdoar um erro (Provérbios 19:11). Quando os perversos julgam, eles não apresentam o outro lado de forma justa. Suas bocas corruptas produzem omissões enganosas, meticulosidades e insinuações. Até sua linguagem corporal cria uma situação hostil ao invés de levar à resolução.

Os perversos dizem a si mesmos e aos outros que eles simplesmente gostam de “falar a verdade na cara”. Mas a destruição os alcançará (Provérbios 6:15). Com o passar do tempo, torna-se mais claro que eles próprios são a razão pela qual a contenda sempre segue seu rastro. Eles serão permanentemente desacreditados por fatos que os expõem pelo que são. Mas o principal motivo para sua queda é que “o Senhor odeia… aquele que provoca contenda entre irmãos” (Provérbios 6: 16,19).

Se você já esteve envolvido em uma série de conflitos, é porque você tem os traços de um perturbador? Você conhece algum problemático a quem você deva exortar?

Oração: Senhor, obrigado por este aviso. É correto dizer a verdade, mesmo para pessoas que não a recebem. Mas mostre-me se estou falando a verdade apaixonada ou, em vez disso, afirmando-a desnecessariamente ou com dureza. Eu quero ser valente para a verdade, não um perturbador. Dê-me a sabedoria para discernir a diferença. Amém.

Leitura: Provérbios 6:12-16; Provérbios 6:19; Mateus 5:9; Provérbios 15:1; Provérbios 19:11

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

GUILHERME FONTES
Nilópolis, RJ

Olá! Eu sou o Guilherme Fontes. Tenho 27 anos. Sou pastor na Igreja Evangélica Cristo Vive em Nova Iguaçu. Casado com a maravilhosa Patrícia. Ah! Também sou designer, flamenguista e um incansável estudante do livros de Deus e da Sua Criação!