devocionais

PROVÉRBIOS: Conhecimento de Deus para os caminhos da vida #10

Por em 2 de fevereiro de 2018

O Obstinado

A palavra mais comum usada para os tolos em Provérbios é (kética no hebraico), o obstinado. A principal marca dos tolos é que eles são opinativos, sábios a seus próprios olhos, incapazes de aprender conhecimento ou ser corrigidos.

O psicólogo infantil Jerome Kagan descobriu que as crianças nascem com um dos três temperamentos básicos que determinam como eles respondem instintivamente a dificuldade. Alguns respondem com ansiedade e fuga, alguns com agressão e ação impositiva, e alguns com otimismo e um esforço para ser social e cordial. Cada padrão funciona bem em algumas situações. Mas Kagan argumentou que, a menos que os pais intervenham, o temperamento natural das crianças dominará e não aprenderão a agir com sabedoria em situações em que sua resposta habitual é imprópria ou mesmo mortal. Em outras palavras, somos naturalmente obstinados e imprudentes. A cultura moderna insiste que devemos deixar as crianças serem elas mesmas, mas o que nos parece mais natural é desastroso (Provérbios 22:15). Para tornar-se sábio, o ansioso deve aprender a ser mais confiante, o ousado ser cauteloso, e o impulsivo ser mais pensativo. Somente em Jesus vemos alguém que não é habitualmente assertivo ou tímido, procurar sempre responder adequadamente à situação com perfeita sabedoria (João 11: 23-25, 32-35).

Onde você está mais seguro de si e menos aberto a novas ideias ou críticas?

Oração: Pai, vejo Jesus se movendo pela vida sem uma palavra errada ou passo em falso. Ele sabe exatamente quando ficar quieto e quando falar, quando corrigir e quando afirmar. Como eu quero ser como ele, comece a recriar sua sabedoria em mim, através da sua Palavra e Espírito. Amém.

Leitura: Provérbios 1:22; Provérbios 22:15; João 11:23-25; João 11:32-35

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

GUILHERME FONTES
Nilópolis, RJ

Olá! Eu sou o Guilherme Fontes. Tenho 27 anos. Sou pastor na Igreja Evangélica Cristo Vive em Nova Iguaçu. Casado com a maravilhosa Patrícia. Ah! Também sou designer, flamenguista e um incansável estudante do livros de Deus e da Sua Criação!