devocionais

PROVÉRBIOS: Conhecimento de Deus para os caminhos da vida #09

Por em 1 de fevereiro de 2018

O simples

Todo tipo de tolo está fora de contato com a realidade, mas cada um de maneira diferente. O próximo tolo desta lista é (pĕthiy hebraico) – o simples. Esse tipo de tolice é o mesmo que ingenuidade. “O simples acredita em qualquer coisa” (Provérbios 14:15). Eles são facilmente conduzidos e influenciados. Como crianças, eles podem ficar impressionados pelos espetáculos e dramas, ou podem precisar de aprovação demais e são convencidos por personalidades mais fortes que as deles. Eles apoiarão líderes ditatoriais que prometem paz e prosperidade. Eles podem ser intelectualmente preguiçosos, não querendo refletir e pensar no assunto. Eles também estão suscetíveis a cair nos esquemas de dinheiro rápido (Provérbios 12:11).

Os simples podem mudar e aprender a prudência (Provérbios 19:25), mas eles também podem “herdar a loucura” (Provérbios 14:18) se graduando em tolice. No entanto, devemos ter cuidado para não equiparar a inocência e a ingenuidade com a falta de educação. Você pode não ter a educação, como o mundo espera e ainda assim ser sábio. E você pode ser super informado, bem conectado e educado, mas ainda ser simples.

Você já conheceu alguém que você achou ser bastante simples, mas acabou mostrando ser muito mais?

Oração: Senhor Deus, enquanto vejo o “escarnecedor” em mim, também vejo o “simples”. Eu também preciso de aprovação humana e também sou intelectualmente impaciente, não querendo pensar. Muitas vezes eu pedi você para me salvar do meu pecado. Agora, Senhor, salve-me da minha tolice. Amém.

Leitura: Provérbios 1:22; Provérbios 14:15; Provérbios 12:11; Provérbios 19:25; Provérbios 14:18

TAGS
POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

GUILHERME FONTES
Nilópolis, RJ

Olá! Eu sou o Guilherme Fontes. Tenho 27 anos. Sou pastor na Igreja Evangélica Cristo Vive em Nova Iguaçu. Casado com a maravilhosa Patrícia. Ah! Também sou designer, flamenguista e um incansável estudante do livros de Deus e da Sua Criação!